Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections

Miradouros

c4.4

Miradouro de São Domingos

Do monte de S. Domingos, em Fontelo, pode apreciar-se o belíssimo quadro da paisagem do Duriense. Este é mesmo considerado o melhor local para apreciar a beleza do Alto Douro Vinhateiro.

Daqui se contemplam os Municípios de Lamego, Tarouca, Resende, Mesão Frio, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, entre outros. O espetáculo das quintas que enquadram o rio Douro de um lado e de outro é extraordinário. Mesmo à nossa frente vê-se a imponente Serra do Marão, autêntica porta de entrada na região de Trás-os-Montes e Alto Douro para quem vem do litoral norte.

Aos pés deste miradouro vê-se a Régua, mais para a esquerda vemos a Serra das Meadas e mais em baixo a cidade de Lamego, conhecida pela romaria a Nossa Senhora dos Remédios em setembro e cujo santuário é possível vislumbrar com a sua bonita escadaria.

No monte de S. Domingos existe também um parque de campismo dotado de todas as infraestruturas necessárias e que pode ser utilizado pelos amantes da vida ao ar livre. De certo que para eles haverá nas redondezas motivos de interesse suficientes para uns dias bem passados.

 

c4.4b

Miradouro de São Lourenço

A sudeste de Queimadela e a cerca de 800 metros de altitude, o miradouro de São Lourenço, junto da capela de invocação ao santo do mesmo nome, é um ponto de observação privilegiada da cidade de Lamego e de alguns recortes de paisagem duriense.

 

Miradouro da Misarela

Fica em plena vila de Armamar, junto da igreja matriz. Daqui se pode ver bem lá em baixo a povoação de S. Joaninho situado num pequeno vale, onde no verão as temperaturas facilmente atingem os 40 graus centígrados. Mais em frente na paisagem surge o vale do Douro, lá ao fundo no horizonte a serra do Marão.

Junto a este miradouro está a cascata da Misarela, bonito lugar que o imaginário popular encheu de contos e lendas. Mas se quiser observar melhor este monumento natural, o melhor mesmo será descer a estrada municipal que liga a sede do Município ao S. Joaninho e Vacalar.

 

Miradouro da Senhora da Graça

Localizado no monte da Sra. da Graça, este ponto de observação da paisagem não fica a dever muito ao do monte de S. Domingos. A paisagem é diferente. Aqui podemos olhar em volta e ver grande parte do território do Município, sobretudo a parte sul povoada por densos pomares de macieiras, seculares castanheiros e matas de pinheiros. Aos pés deste monte fica Cimbres, povoação que venera a santa que dá nome a este lugar. Se olharmos a poente podemos ver ao fundo Tarouca, situada aos pés do monte de Santa Helena que define a linha do horizonte.

 

Miradouro da Senhora da Saúde

A capela miradouro da Sra. da Saúde, sobranceira a Vila Nova de Santa Cruz oferece ao visitante um ponto de observação da paisagem de inegável beleza: pode avistar-se uma extensa área do Município, desde o alto de Santa Cruz até lá ao fundo ao monte de São Domingos passando por Armamar. Para a direita pode ver-se Lumiares, São Martinho das Chãs e a albufeira da barragem de Lumiares.

 

topo