Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Turismo > Informação Turística > Circuitos turísticos

Circuitos turísticos

Circuito Visite o Douro em Armamar

c2a

A paisagem a Norte do município é marcada pelo maravilhoso anfiteatro das vinhas onde se cultivam e produzem os vinhos durienses, com especial destaque para o mundialmente conhecido Vinho do Porto.

Durante a primavera, o território é delimitado por longas e verdes filas de videiras que denotam a beleza geométrica característica destas plantações. No outono e após as vindimas, a paisagem muda de tonalidade. O vermelho e o castanho anunciam o fim de um ciclo de produção.c2b

O circuito Visite o Douro em Armamar permite conhecer o vale do Douro onde são produzidos frutados vinhos brancos e tintos, reconhecidos internacionalmente.
Subir e descer as encostas do Douro em Armamar é também ir ao encontro do berço da produção do famoso Vinho do Porto, inicialmente a cargo dos monges cistercienses na Quinta dos Frades.

Um rico e valioso património histórico acompanha o percurso do visitante e comprova a importância do município ao longo dos séculos.

icone-download

 

Circuito Armamar, Capital de Maçã de Montanha

c2g

A paisagem sul do Município é marcada por extensos pomares de macieiras que dão a esta zona próxima do Douro um contraste único. O solo xistoso que predomina a Norte dá lugar ao granito. Os vinhedos são substituídos por plantações igualmente extensivas, mas agora o que se vê são pomares de macieiras a perder de vista, que atingem grande beleza na época da floração e uma mescla de aromas inebriantes, quando os frutos estão maduros.

c2dO município de Armamar é um dos maiores produtores nacionais de maçã e esta representa uma das mais importantes fontes de rendimento da população. A qualidade da maçã de Armamar é reconhecida a nível nacional e o seu peso na economia da região é relevante.

O clima e o solo combinam-se na perfeição para aqui crescerem árvores de diversas qualidades. Com cerca de 1400 ha de área plantada, colhem-se por ano uma média de 50 mil toneladas de maçãs. A fruticultura é a razão pela qual o município é conhecido como a Capital da Maçã de Montanha.

De onde a onde, podem ver-se armazéns com uma construção quase padronizada: são câmaras frigoríficas onde se preserva a qualidade de toneladas de maçãs até à altura em que são enviadas para os mercados.

Este circuito possibilita ainda a visita a alguns monumentos de referência em Armamar e o encontro com as suas gentes hospitaleiras que continuam a viver da terra e do que ela oferece.

icone-download

 

Circuito Subindo a Encosta

c2c

Chegar a Armamar pelo norte do município significa contemplar a paisagem marcada pelo maravilhoso anfiteatros de vinhas, lado a lado com o rio Douro, cujos socalcos o homem moldou durante séculos.

Subir a encosta em direção a Armamar é percorrer uma parte do Douro classificada pela UNESCO Património da Humanidade. Aqui se produzem os vinhos durienses, com especial destaque para o mundialmente conhecido Vinho do Porto.
Na primavera ou no outono realizar este percurso permite desfrutar de uma mescla de pinturas paisagísticas que deslumbram.

Em março começam a despontar as videiras depois do repouso vegetativo do inverno e o Vale do Douro começa a ganhar cor. A partir desta altura desenham-se nos socalcos das encostas linhas verdes compostas pelas longas fileiras de videiras. c2fApreciando esta maravilha natural de pontos estratégicos, miradouros que existem de onde em onde, não se fica indiferente à beleza da geometria da plantação das vinhas com o desenho dos socalcos seguindo as curvas de nível do terreno.

Setembro traz consigo as vindimas e as cores avermelhadas e acastanhadas características do início da época do descanso das videiras, cumprido que está o ciclo da produção da uva. Nesta altura o cenário predominantemente verde dá lugar a uma paleta de cores bem diferente mas igualmente bela.

A par do valioso património paisagístico, o circuito “subindo a encosta” possibilita ainda o contacto com uma diversidade de tradições rurais, visitas a quintas com provas de vinhos, sempre em comunhão com o valioso património histórico testemunho da identidade das gentes locais.

icone-download


topo