Entrada > Comunicação > Notícias > Sessão de esclarecimento aos produtores de castanha

Sessão de esclarecimento aos produtores de castanha

A Câmara Municipal de Armamar promoveu esta segunda-feira, dia 12 de junho, uma sessão de esclarecimento em torno do tema da vespa das galhas do castanheiro.

Esta ação foi divulgada pelos produtores locais numa conjugação de esforços entre a Autarquia, as Juntas de Freguesia e a Associação dos Fruticultores de Armamar.

Estiveram presentes no evento João Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal, o Eng. Joaquim Alves da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o Eng. Cândido Henriques da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha e o engenheiro Júlio Félix, Delegado Regional do Douro.

Na sessão abordou-se o ciclo de vida da vespa do castanheiro, ou vespa oriental, o seu impacto no desenvolvimento dos castanheiros e na qualidade dos frutos. Outra vertente em discussão foi a da metodologia e cuidados a ter no combate a esta praga.

Note-se que em regiões de Itália e França a vespa das galhas do castanheiro já provocou perdas na produção superiores a 80 por cento.

12/06/2017

icone download2

Saiba mais sobre esta praga - clique nesta ligação