Entrada > Comunicação > Notícias > Recriação Histórica evoca lenda em Armamar

Recriação Histórica evoca lenda em Armamar

A Câmara Municipal de Armamar está a organizar para o fim-de-semana de 19 e 20 de maio uma recriação histórica, tendo por base uma lenda que remonta ao reinado de D. João II.

No programa do evento estão previstas diversas ações que transportam figurantes e público numa viagem de quase 550 anos ao passado. No sábado à noite o cenário é o Monte de São Domingos em Fontelo, junto da Ermida ali existente. No domingo à tarde a envolvente da Igreja Matriz de São Miguel de Armamar compõe-se a rigor para um conjunto de encenações medievais.

O evento envolve para além da Autarquia as coletividades culturais, recreativas, desportivas e sociais do município, outras instituições, empresas e comunidade em geral.

Diz a lenda…

… que D. João II e D. Leonor terão visitado em 1475 o Monte de São Domingos no município de Armamar.

Num lugar hoje considerado um dos mais espetaculares miradouros do Vale do Douro, existia e ainda existe uma pedra, chamada de propiciatória ou da fertilidade, onde os casais com dificuldades em ter filhos pediam intercessão para conseguirem descendência. Segundo a lenda, 9 meses depois dessa visita o casal real terá sido abençoado com o nascimento do Infante D. Afonso. Atribuído o milagre a São Domingos, o Rei e a Rainha fizeram nova visita ao lugar para agradecer e aí mandar construir a capela que ainda hoje pode ser visitada.

10/05/2018

icone download2