Entrada > Comunicação > Notícias > Município de Armamar assina protocolo para aulas de segurança, defesa e paz nas escolas

O Presidente da Câmara Municipal de Armamar, João Paulo Fonseca, assinou ontem, dia 5, em Viseu o Protocolo-quadro para a promoção da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz nas escolas do município de Armamar.

A cerimónia decorreu no Regimento de Infantaria N.º 14 onde estiveram o Ministro da Educação, o Ministro da Defesa Nacional e o Secretário de Estado da Administração Local em representação do Ministro-adjunto, bem como os Autarcas dos municípios aderentes.

O Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz é uma ferramenta que contribuirá para “elevar o nível de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e promover atitudes/valores e comportamentos na área da segurança, defesa e paz das crianças e dos jovens que frequentam a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário.”, pode ler-se no documento oficial.

O referencial agora subscrito surge na sequência de um protocolo de colaboração assinado em novembro de 2012 entre o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Defesa Nacional. Estabelece-se assim o essencial para crianças e jovens crescerem como cidadãos ativos na preservação dos princípios fundamentais da segurança, defesa e paz na sociedade atual.

06//2016