Entrada > Comunicação > Notícias > Marcas de uma Cultura que dão que falar

Marcas de uma Cultura que dão que falar

O projeto é audaz e tem despertado curiosidade e interesse. A recolha de objetos, lendas, receitas gastronómicas, cantares populares, entre outros levou ao desenvolvimento de uma dinâmica própria por parte dos membros do grupo. Marcas de uma Cultura é o nome atribuído ao projeto criado no âmbito do Programa Património Ativo, cujo objetivo passa por conservar o património arqueológico e arquitetónico do município.

A equipa agenda reuniões com os que se mostram interessados em partilhar saberes. Procuram chegar a pessoas que possuem um vasto conhecimento, marcam dia e hora e deslocam-se ao local combinado. A partilha é mútua, os membros apresentam o projeto e com ele desvendam o espólio adquirido ao longo dos meses, por outro lado recebem palavras sábias e de tradição.

A sede do projeto localiza-se no Mercado Municipal, na antiga loja do Espaço Internet. Os objetos até agora recolhidos provêem de uma colecção cedida pelos Bombeiros Voluntários de Armamar, pela Câmara Municipal de Armamar e pelos interessados em cooperar.

Nesta fase os técnicos estão concentrados sobretudo na pesquisa de informação antiga, desde os ditos populares às feiras tradicionais, passando pela descrição das freguesias às fotografias de outros tempos. O material recolhido destina-se a integrar o livro que começa a ganhar forma perante o desafio.

Qualquer pessoa pode dar o seu contributo para isso basta entrar em contacto com os membros do projeto deslocando-se ao local ou através do e-mail e das redes sociais. É possível acompanhar o seu desenvolvimento através do grupo criado no facebook. O contacto torna-se intimista e de partilha. Há o cuidado de manter o munícipe atualizado e a par de novas descobertas.

Um iniciativa que procura recolher o melhor do Município e dar a conhecê-lo ao mundo.

Mais informações:

Facebook do grupo: https://www.facebook.com/groups/633254236712330/