Entrada > Comunicação > Notícias > Câmara Municipal de Armamar lança Concurso Literário “Acácia e os Fantasminhas”

Câmara Municipal de Armamar lança Concurso Literário “Acácia e os Fantasminhas”

A Câmara Municipal de Armamar acaba de lançar um concurso literário a nível nacional inspirado na vida de uma jovem Armamarense muito especial.

O Concurso Literário “Acácia e os Fantasminhas” tem como principal objetivo suscitar a reflexão sobre a temática abordada no livro “Acácia e os Fantasminhas”, da autora Margarida Pogarell e levar à descoberta de outros casos reais de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) integrados em contexto de sala de aula em escolas portuguesas.

Podem participar alunos do primeiro, segundo e terceiro Ciclos do Ensino Básico assim como do Ensino Secundário, de escolas públicas, privadas ou cooperativas.

Margarida Pogarell inspirou-se na história verídica da menina Acácia Oliveira, uma menina Armamarense que desde tenra idade sofre de paralisia cerebral. Em “Acácia e os Fantasminhas” optou por ficcionar a história, em virtude da dificuldade que existe sempre na abordagem ao tema das “diferenças”.

A história de vida da Acácia, a sua determinação e a da sua Mãe impressionaram a autora. Apesar das suas limitações, que a “condenaram” a uma cadeira de rodas e à dependência dos outros, a Acácia manifesta uma força interior enorme. A sua Mãe, lutadora incansável, tudo tem feito para proporcionar o que de melhor a vida pode dar à sua filha. A Acácia frequenta o ensino regular, integrada numa turma com crianças sem o seu problema, e é considerada um caso de sucesso de integração educativa.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis na Internet no Portal da Autarquia Armamarense.

14/02/2017

icone download2