Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Freguesias > Freguesias > Freguesia de Cimbres

Freguesia de Cimbres

cimbres

Cimbres está situada a sudeste da sede do Município num vale encimado pelo monte da Sra. da Graça. Aqui, apesar da curta distância, o Douro já não se sente nem respira, estamos em plena paisagem serrana.

O povoamento desta terra remonta a tempos muito antigos, isso o atestam vestígios de vias romanas das mais importantes da península ibérica que cruzavam a freguesia. No início da monarquia Cimbres pertenceu à “terra de Tarouca” e ao Couto de Argeriz (Salzedas). Usufruiu do foral concedido por D. Manuel I a Salzedas e em 1527 era um lugar do Concelho de Ucanha. Pertenceu ainda ao Concelho de Mondim da Beira até à extinção deste em 1896.

Para além do património já referido, em Cimbres pode visitar-se ainda a ermida da Sra. da Livração, junto da Sra. da Graça, a capela paroquial do Espírito Santo e o cruzeiro do Sr. Do Bom Despacho (1774).

Caracterizada maioritariamente por uma agricultura de minifúndio e subsistência, em Cimbres produz-se bastante fruta, cereais e batata.

Como aldeia serrana que é, Cimbres mantém a arquitetura tradicional com casas encostadas umas às outras, separadas quando muito por pequenos quinteiros.

 

O monte da Sra. da Graça é um dos cartazes turísticos de Armamar. Daqui se avista grande parte do espaço do Município, com destaque para a paisagem característica da parte sul repleta de pomares de macieiras. Aqui se realiza a 15 de agosto a festa em honra da Sra. da Graça.

topo