Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > At. Económicas > Setor Primário

Setor Primário

mosaico-sector-primario

Em termos económicos, temos um predomínio do setor primário onde se destaca as empresas ligadas à fruticultura e vitivinicultura, sobretudo a cultura da maçã e da vinha.

As freguesias a Norte de Armamar, têm uma vocação natural para a produção de vinho onde se destaca os vinhos generosos da Região Demarcada do Douro.

A sul, nas freguesias de São Cosmado, São Martinho e Santa Cruz é de salientar a fruticultura, sendo a aldeia de Gogim, um dos principais centros produtores e de armazenamento de maçã. Merece ainda destaque a floresta, a cultura da castanha e também a pastorícia (caprinos) que tem conseguido sobreviver às adversidades. Esta zona apresenta características tipicamente beirãs, realçando ainda a produção de leite e carne (cabritinho de Armamar) na aldeia de Vila Nova. Atividades estas que podem ser complementadas com a atividade turística.

A área total do município é de 6302 hectares, dos quais 4483 (ha) (INE, 1999) correspondem à Superfície Agrícola Utilizada (SAU) (fig.23).

Segundo dados do Anuário Estatístico da Região Norte (2004) nos anos de 2002/2003 plantaram-se em todo o município cerca de 82.065 árvores de fruto, das quais 62.970 são macieiras. Com cerca de 1400 hectares, Armamar é um dos municípios que tem a maior área de pomares de macieiras no país, tendo uma produção anual de cerca de 75 mil toneladas de maçãs, (segundo dados da Associação de Fruticultores de Armamar) daí ser designado de “Capital da Maçã de Montanha”, embora ainda não seja um produto com denominação de origem. O que pode constitui-se como um produto capaz de potenciar o turismo de forma sustentável.

 sector-primario-grafico2

Fig.23 - Superfície Agrícola Utilizada por cultura do Município de Armamar

 

As principais variedades de maçãs produzidas no município são a golden e a starking, por serem muito resistentes e assim se adaptarem melhor ao frio que outras variedades. Produzem-se em zonas de grande altitude e têm ambas um elevado teor de açúcar, em especial a golden. Existem ainda pomares com outras variedades, como a royal gala, a bravo esmolfe e a reineta.