Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Áreas Atuação > Educação > Carta Educativa

Carta Educativa

b2.1a

A educação e a formação são a maior aposta que uma comunidade deve fazer para garantir o seu desenvolvimento, promover o bem-estar e a melhoria constante da qualidade de vida e trabalhar com os olhos postos no futuro.

A tomada de consciência desta questão tem como resultado que uma das principais preocupações dos municípios, como órgãos representativos das comunidades locais, deve ser a educação concebendo a sua atuação nesta área com uma visão estratégica que ultrapasse o imediatismo que a comodidade pontual aconselharia. Se a educação de uma população b2.1bconstitui um dos sustentos fundamentais do seu desenvolvimento, a construção deste pilar começa no seu sistema de ensino, na sua formação inicial, como base para uma contínua formação ao longo da vida. Importa pois fornecer as melhores condições possíveis às comunidades educativas para que a sua atuação se transforme em êxito e consequentemente dela se retire o máximo de eficácia.

É neste enquadramento que surge a Carta Educativa Concelhia. Trata-se de um documento estratégico para a política educativa municipal, no qual constam uma análise da situação educacional do concelho enquadrada no sistema mais amplo de nível nacional, uma visão prospetiva do desenvolvimento do concelho com as principais linhas de atuação estratégica futura e as atuações concretas para um futuro próximo.

 

icone-download