Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Áreas Atuação > Educação

Ação Social Escolar

null

Com o objetivo de propiciar a correção das assimetrias de ordem socioeconómica da população pré-escolar e escolar do 1º ciclo da rede pública, a Câmara Municipal de Armamar tem vindo a implementar medidas e serviços de compensação socioeducativa com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo.

Assim:

No âmbito da Ação Social Escolar

Dando cumprimento às disposições legais em vigor o acesso aos benefícios da Ação Social são determinados em função da situação dos alunos, nomeadamente pelo posicionamento do agregado familiar nos escalões de rendimento para atribuição de abono de família.

Pré-Escolar

Serviço de refeições:
  • Para alunos posicionados no Escalão A, o serviço é gratuito
  • Para alunos posicionados no Escalão B, o serviço é subsidiado em 50%
  • Para alunos posicionados a partir do 3.º escalão (inclusive) não há lugar a subsídio

Prolongamento de horário:

  • Valor mensal da comparticipação familiar calculada em função dos escalões de rendimento per capita do agregado cujos valores se situam entre os 5€ e os 20€

Subsídio para material de consumo e desgaste:

  • Atribuição anual ao Agrupamento de Escolas, de subsídio para material de consumo e desgaste, a distribuir pelos vários Jardins de Infância em função do respetivo número de crianças.


Primeiro Ciclo do Ensino Básiconull

Serviço de refeições:

  • Para alunos posicionados no Escalão A, o serviço é gratuito
  • Para alunos posicionados no Escalão B, o serviço é subsidiado em 50%
  • Para alunos posicionados a partir do 3.º escalão (inclusive) não há lugar a subsídio
  • Independentemente do escalão atribuído, aos alunos deslocados para outro estabelecimento de ensino, por motivo de encerramento das escolas na sua Freguesia, as refeições são subsidiadas na totalidade.
  • Independentemente do escalão atribuído, aos alunos que frequentam a Unidade de Apoio às Multideficiências (UAM), as refeições são subsidiadas na totalidade.

Subsídio para material de consumo e desgaste:

  • Atribuição anual ao Agrupamento de Escolas, para material de consumo e desgaste, a distribuir pelas várias EB 1’s em função do respetivo número de alunos.

Serviço de transportes escolares:

  • A Câmara Municipal assegura toda a organização e controlo do funcionamento dos transportes escolares.

null

 

No âmbito do Serviço de Apoio às Famílias

Prolongamento de horários no Pré-escolar:

Dando seguimento às indicações do Ministério de Educação no que diz respeito a uma maior ocupação do tempo dos alunos nas escolas, em consonância com o Agrupamento de Escolas de Armamar a Câmara Municipal tem vindo a promover, atividades para o período de tempo entre as 12.00h e 14.00h e entre as 15:30h e 18h00.null

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico:

Com vista à potenciação da eficácia e qualificação das respostas disponíveis para as famílias do Concelho, o Município de Armamar promove, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Armamar, entre as 9.00h e as 17.30h, atividades de enriquecimento curricular nas modalidades de Inglês, Atividade Física e Desportiva e Outras Expressões, afetando para o efeito 15 professores.

saiba mais sobre o trabalho das AEC

null