Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Áreas Atuação > Atividade cinegética

Atividade Cinegética

b8b

 

Zona de Caça Municipal de Armamar

É sabido que a incorporação da atividade cinegética nas explorações agrícolas pode representar um importante fator na promoção do aumento sustentado do seu rendimento, na manutenção da sua atividade e ainda ter um efeito positivo sobre o emprego.

Com esse intuito, e em simultâneo tornar mais viável a conservação de espécies bravias, o Município de Armamar, com o apoio das entidades com assento no Conselho Cinegético Municipal, entendeu propor-se a gerir os terrenos do município, em termos cinegéticos, constituindo para o efeito a zona de caça municipal de Armamar.

b8cEsta abrange a totalidade do município, englobando cerca de 10.000 ha de área efetiva de caça. Em termos potenciais, dadas as condições biofísicas genéricas e as intervenções que nela se projetam, a área em apreciação reúne boas condições para a exploração de algumas espécies cinegéticas de caça menor, nomeadamente: o Coelho bravo e a Perdiz vermelha como espécies sedentárias e o Tordo comum e Pombo bravo como espécies migratórias; e ainda o Javali como caça maior.

Neste quadro, o Município de Armamar procura desenvolver ações de fomento e ordenamento da fauna bravia e seus habitat em geral e das populações das espécies cinegéticas em particular, com vista à exploração sustentada destas.

Por outro lado, a implementação do projeto cinegético (Zona de Caça Municipal) determinou convenientes adequações e adaptações na exploração agro-silvo-pastoril da área do município. A implementação e desenvolvimento deste projeto exigiram o empenhamento de nova mão de obra qualificada.

b8a

O Município de Armamar está convicto da validade do seu projeto por este corresponder aos seus interesses em termos da valorização cinegética dos terrenos e da região e ao que representa em termos económicos e sociais. A implementação do regime ordenado cinegético em Armamar é mais uma oportunidade para o desenvolvimento do município.

Espécies Cinegéticas exploradas:

  • javali (sus scrofa)
  • coelho-bravo (oryctolagus cuniculus)
  • raposa (vulpes vulpes)
  • perdiz vermelha (alectoris rufa)
  • rola-comum (spreptopelia turtur)
  • tordo-comum (turdus philomelos)
  • pombo-bravo (columba oenas)
  • pombo-torcaz (columba palumbus)

 

icone-download

 

icone-balcao-online

topo