Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Áreas Atuação > Ação Social > Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)

Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)

Associação Social, Desportiva e Recreativa de Arícera

Caracterização Institucional

 A Associação Social, Desportiva e Recreativa de Arícera (ASDRA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos sedeada na freguesia de Arícera.

Inicialmente designada por Associação Desportiva Recreativa de Arícera (ADRA) que teve a sua génese a 3 de Julho de 1986, foi criada com o propósito de promover a prática de atividades de caráter desportivo, cultural e recreativo e colaborar com quaisquer entidades públicas ou privadas em obras de interesse local.

A 2 de Maio de 2008, ganhou uma nova denominação, Associação Social, Desportiva e Recreativa de Arícera (ASDRA), que prosseguiu deste modo para o domínio social com o intuito de criar um Centro de Dia que fosse capaz de oferecer condições de bem-estar e proporcionar o convívio entre a população sénior. Numa última fase, pretendeu alcançar condições favoráveis para a prestação de serviços ligados às Respostas Sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Tem acordo de cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, para 10 Clientes, na Resposta Social de Centro de Dia e 12 Clientes na Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário.

Caraterização das Respostas Sociais: O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar. Esta funciona durante o dia, nomeadamente com os seguintes serviços:Transporte, alimentação, higiene pessoal e imagem, tratamento de roupas, atividades de animação sociocultural, preparação e administração da medicação, acompanhamento social e acompanhamento a cuidados de enfermagem, a consultas e exames médicos.

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social, desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Desta forma, esta Resposta Social proporciona um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente: Fornecimento da alimentação, higiene pessoal e imagem, higiene habitacional, tratamento de roupas, atividades de animação e socialização, preparação e administração da medicação, acompanhamento social e acompanhamento a cuidados de enfermagem, a consultas e exames médicos.

A ASDRA assenta a dinâmica da prestação dos seus serviços no slogan: Não Viva a Terceira Idade…Viva connosco, a Segunda Juventude! 

topo

 

linha

 

Associação de Solidariedade Social e Recreativa de S. Cosmado

A Associação de Solidariedade Social e Recreativa de S. Cosmado (ASSR S. Cosmado), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em S. Cosmado, constituída em 1989.

Tem como objetivo principal a solidariedade e centra a sua ação nas áreas da ação social, formação, educação e recreio. O trabalho com os idosos tem sido, desde sempre a sua atividade principal.

Em abril de 2011 inaugura uma nova infraestrutura, apoiada financeiramente pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES e pela Câmara Municipal de Armamar.

Através de acordos firmados com o Centro Distrital de Viseu, Instituto da Segurança Social, I.P., presta apoio a 85 utentes nas valências de lar de idosos, serviço de apoio domiciliário e centro de dia.

Para o público infantil, possui uma creche, totalmente equipada com capacidade para 33 crianças.

A instituição desenvolve outras ações: de animação na e para a comunidade; ações de sensibilização nos mais diversos temas; realização de estudos de diferentes problemáticas; realização de colóquios, entre outras. É também a entidade de enquadramento da equipa RSI, Rendimento Social de Inserção, criada para trabalhar os agregados familiares do município, abrangidos por aquela medida.

A nível da Educação e Formação, promove cursos destinados a públicos em desfavorecimento face ao mercado de trabalho e com carências sociais e/ou económicas, que permitem aos seus frequentadores uma dupla certificação: equivalência escolar e certificação profissional de acordo com cada área profissionalizante. Tem estatuto de entidade certificada para a formação, única no concelho.

Através de um acordo de cooperação com a Câmara Municipal, fornece a alimentação a crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo.

VALÊNCIAS:
Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos, Creche
CONTACTOS:
R. das escolas, 9, São Cosmado | 5110 - 576 Armamar
T. 254 945162 / 916145890 / 254946057 | E.mail. assrsc@sapo.pt

topo

linha

 

Centro Social, Cultural e Recreativo Pioneiros de Queimadela

Em 1976 foi constituído o Clube Recreativo Pioneiros de Queimadela, tendo vindo a desenvolver, sobretudo atividades de índole cultural. Em 2003 adquiriu o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, passando a denominar-se Centro Social, Cultural e Recreativo Pioneiros de Queimadela. Atualmente a Instituição tem constituídos e em atividade: 1 fanfarra; 1 rancho folclórico; 1 grupo de Zés Pereira e o grupo coral PIETATE.

topo

linha

 

Centro Social e Paroquial de Fontelo

Com sede em Fontelo, inicialmente denominado Centro de Assistência e Património dos Pobres (1955), passou a designar-se Centro Social e Paroquial de Fontelo a partir de 1999, altura em que adquiriu o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social. A promoção integral de todos os paroquianos, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares num espírito de entreajuda, solidariedade humana, cristã e social, foi desde sempre o seu objetivo.

Prestou, ao longo dos anos, diversos serviços de apoio à comunidade, como cuidados primários de saúde, assistência, formação social e cultural. O apoio aos idosos tem sido nos últimos anos a principal área de intervenção. Atualmente, através das valências Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), presta apoio a 22 utentes, apoiando idosos não só da freguesia, mas também de outras freguesias do município de Armamar e municípios circundantes.

A instituição presta ainda um outro serviço à população carenciada, uma vez que é proprietária de 4 habitações que coloca à disposição das famílias mais necessitadas, a preços sociais. Através de uma parceria com a Câmara Municipal de Armamar, fornece refeições a crianças e alunos da EB1 e Jardim de Infância de Fontelo.

Com vista a melhorar a sua intervenção e prestação de serviços, este Centro Social pretende alargar e remodelar as valências que já possui, e criar a nova valência Centro de Dia, para que seja possível responder com maior brevidade aos constantes pedidos.

VALÊNCIAS:
Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário
CONTACTOS:
R. Cabo da Vila, 2, Fontelo | 5110-312 Armamar
T. 254 855 690 | E.mail. centrosocialp.fontelo@gmail.com

topo

linha

Centro Social e Paroquial de Queimada

O Centro Social e Paroquial de Queimada, com sede em Queimada, foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja tendo adquirido o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social em 1989.

Teve sempre como objetivo implementar valências de apoio à comunidade, nomeadamente: Centro de Dia; Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário, procurando abranger também as freguesias limítrofes de Tões e S. Romão. Para prosseguir tal objetivo candidatou-se várias vezes a programas comunitários com vista à criação de uma infraestrutura. Em 2009 viu aprovada a candidatura ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

Numa lógica de rentabilização de recursos e trabalho de parceria, as direções do Centro Social e Paroquial de Queimada e Centro Social, Cultural e Recreativo Pioneiros de Queimadela, ambas IPSS, com sede em freguesias vizinhas, uniram-se e criaram o Centro Social e Paroquial S. João Baptista, que irá concretizar o projeto aprovado para o Centro Social e Paroquial de Queimada.

topo

linha

 

Centro Social e Paroquial São João Baptista

O Centro Social e Paroquial S. João Baptista de Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, não lucrativa, ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Lamego. Foi criada por iniciativa das paróquias de Queimada e Queimadela e abrange também, Tões e S. Romão. Os órgãos dirigentes distribuem-se equitativamente pelas quatro paróquias e o presidente é o pároco das mesmas. O Centro Social tem como padroeiro S. João Baptista, que lhe deu o nome.

O Centro Social Paroquial S. João Baptista possui uma Liga de Amigos, conforme os estatutos lho permitem, constituída por todas as pessoas que se proponham colaborar na prossecução das atividades do Centro, quer através da contribuição pecuniária, quer do trabalho de voluntariado.

Podem ser associados da Liga de Amigos todos os indivíduos residentes em Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão e Figueira do concelho de Lamego, freguesias vizinhas e todas as pessoas que estejam dispostas a colaborar e a respeitar os objetivos da Liga de Amigos. No dia da inauguração existiam inscritos mais de mil e quinhentos sócios.

No exercício das suas atividades, o Centro deverá ter sempre presente o conceito unitário e global da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade.

VALÊNCIAS:
Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos
CONTACTOS:
Lar de São João Batista, Queimada | 5110-420 Armamar
T. 254 851 274 | E.mail. larsaojoaobaptista@hotmail.com | Website: www.centrosjoaobaptista.com

topo

linha

 

Fundação Gaspar e Manuel Cardoso

A Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, encontra-se sedeada em Armamar. A sua origem está no testamento do seu instituidor Manuel Cardoso, benfeitor natural da freguesia de Vacalar, datado de 24 de outubro de 1921. O documento refere a ideia central da criação de uma fundação, indicando como atividades a desenvolver, um Hospital e uma Creche. Foi com dinheiro deixado por este benfeitor que se construiu um hospital para o Concelho de Armamar, inaugurado em 1966 e funcionando como tal até 1979, sendo depois oficializado pelo Estado e transformado em Centro de Saúde integrado na Administração Regional de Saúde - ARS de Viseu, com as atribuições definidas para os Centros de Saúde com internamento. O internamento viria a encerrar em 1992.

A creche e jardim de infância por sua vez foram inaugurados em 1986, um equipamento com capacidade para receber 75 utentes. Em 1993 implementou-se o Lar de Idosos e Lar de Idosos Dependentes, para 30 e 15 utentes respetivamente no edifício onde funcionava o Hospital concelhio. Em 2005, abriu o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com capacidade para 20 crianças. Atualmente, a Fundação presta apoio nas várias valências a 120 utentes, dos quais 78 são crianças e 42 são idosos.

As crianças provêm de agregados residentes no município de Armamar. Já no internamento encontramos idosos quer do município de Armamar quer de municípios vizinhos, na sua maioria (53%) com mais de 80 anos.

Das Atividades desenvolvidas salientam-se: atividades lúdicas, culturais e desportivas (festejos de dias temáticos ao longo do ano; visitas de estudo; participação no campeonato de bóssia; colónia de férias, entre outras) e atividades de índole social (a instituição é proprietária de 4 habitações na vila de Armamar, ocupadas por famílias com carência económica e que pagam uma renda de valor social).

Para além das atividades referidas, a Fundação tem um acordo de cooperação, em parceria com a Câmara Municipal de Armamar e a Administração Regional de Saúde, através do qual assegura a urgência noturna no Centro de Saúde.
A instituição fornece ainda as refeições a crianças do jardim de infância de Armamar, numa parceria com a Câmara Municipal.

É ainda a Entidade Coordenadora Local da Parceria do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS de Armamar, numa parceria com a Câmara Municipal e o Instituto da Segurança Social, I.P.

Para a execução das suas atividades conta com 2 viaturas: uma de 9 e outra de 5 lugares.

VALÊNCIAS:
Lar de Idosos, Lar de Idosos Dependentes, Creche, Pré-Escolar
CONTACTOS:
R. de São Lázaro |5110 - 133 Armamar
T. 254 855 341 | E.mail. fundacaogmc@gmail.com

topo

linha

 

Santa Casa da Misericórdia de Armamar

“Lego os dois terços dos meus haveres para instalação e manutenção do Asilo para Velhinhos e Velhinhas, de Vila Sêca de Armamar e outras freguesias, se os recursos derem para essa despesa, e uma Creche, que serão instalados em Vila Seca, concelho de Armamar, distrito de Viseu. Entrego a instalação e administração do Asilo e Creche, a fundarem-se em Vila Seca, ao jornal O Comércio do Porto, representado pelos seus administradores, que regularão tudo como melhor entenderem e a quem será entregue o líquido das duas terças partes dos meus haveres, para os fins acima indicados.”

Foi assim, através de uma verba testamentária deixada pelo benemérito José Rodrigues Cardoso, antigo negociante em Manaus, que em Vila Seca, terra natal do testador, nascia uma infraestrutura de apoio à população carenciada. Após a morte de José Rodrigues Cardoso, em 1928, e depois de recebida a verba pelas mãos da viúva testamenteira, foi posto a funcionar, com carácter provisório, um Asilo que serviu ao mesmo tempo de hospital.

Em 1965, já como Santa Casa da Misericórdia, iniciaram-se os serviços de Lar para pessoas indigentes, pessoas que não tinham qualquer condição económica ou família. Em 1982 firmam-se os primeiros acordos com o então Centro Regional de Segurança Social.

A área geográfica de intervenção da instituição abrange todo o município de Armamar, dando apoio a 69 Idosos, nas valências Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário, o primeiro iniciado em 1965, contando atualmente com 34 utentes internados e o segundo iniciado no ano 2000, contanto com 35 utentes, distribuídos pelas várias freguesias do município.

Para além dos serviços prestados em cada valência salientamos ainda várias atividades lúdicas de animação com os idosos (passeios, festejos em dias temáticos) e distribuição de calçado e roupa a carenciados.

Através de protocolo celebrado com a Câmara Municipal está a cargo da Santa Casa da Misericórdia assegurar as refeições a crianças nas escolas do pré-escolar de Aldeias e Vila Seca e a alunos das escolas EB1 de Vila Seca, Travanca, Lumiares, Folgosa e Aldeias.

VALÊNCIAS:
Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário
CONTACTOS:
R. Dr. Nelson da Silva Pereira, 7, Vila Seca | 5110-673 Armamar
T. 254 855 266 / 96 202 08 90 | E.mail. scmarmamar@sapo.pt

topo

linha

 

Respostas sociais por equipamento existente no município (quadro resumo)

quadro

Fonte: Várias IPSS do município, Abril 2011

topo

linha

 

Utentes apoiados, por valência e por Instituição

quadro2

Fonte: IPSS do município, Abril 2011

topo